Durante a tarde da última terça-feira (15), na Sala de Conferências da Unidade Básica de Saúde I, a Equipe de Saúde do Município participou de importante reunião para debater acerca do monitoramento e busca ativa dos pacientes que são hipertensos e diabéticos.
Durante o encontro, foi exposta a dificuldade de alguns pacientes portadores destas comorbidades em buscarem o Serviço de Saúde, visto que, de acordo com o Atlas da Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes, em 2021, 6,7 milhões de pessoas morreram no mundo em decorrência da doença. No Brasil, foram mais de 214 mil mortes, de pessoas entre 20 e 79 anos, em decorrência da doença. Sobre a hipertensão, em nosso país, a cada ano, ocorrem mais de 320 mil mortes por Doença Cardiovascular, causada pela pressão arterial não controlada.
Também foram apresentados os índices do Previne Brasil, onde o Município, com o esforço da Gestão e da Equipe, atingiu o terceiro lugar no ranking do Seridó e oitavo entre os 167 Municípios do Estado, pela excelência dos Serviços ofertados. O objetivo do programa é ampliar o acesso ao SUS a partir de uma estrutura de financiamento que considere o desempenho e os resultados dos municípios no cuidado da Atenção Primária.
Além da presença da Secretária Municipal de Saúde, Bárbara Verônica, a reunião com os profissionais contou com a participação de Ilaionária Pereira, Referência Técnica da Saúde. O momento foi proveitoso e agregou conhecimento e troca de experiências.