Dentro da temática proposta pelo ‘Setembro Amartelo’, neste dia 10, em todo mundo, se vive o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data alerta sobre a importância de se falar sobre os riscos e cuidados para se evitar ações suicidas, visto que esta aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades, sendo responsável por 800.000 (oitocentas mil) mortes – o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos.

Só no Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Trata-se de uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% destes estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.

Caba ressaltar que a prevenção não se limita apenas ao sistema de saúde, devendo ir além dele, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos da sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das ocorrências. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.