Mesmo diante da Pandemia da COVID-19 não podemos deixar de manter a precaução quanto à Dengue, pois já temos casos confirmados em nosso município. Sabemos que a dengue, assim como a COVID-19, são causadas por vírus considerados letais se o paciente não for tratado adequadamente. Assim, com relação à dengue, uma das formas mais eficazes de prevenção é não acumular água por dias seguidos, sem uso, e lavar bem cada recipiente com água sanitária diluída. Entretanto, quando esta prevenção não é realizada e o mosquito nasce, causando a doença nas pessoas, então se faz necessária a ação de bloqueio através da pulverização com inseticida.
Em nosso município, temos casos confirmados de dengue e, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do trabalho dos Agentes de Endemias, iniciou a operação de bloqueio por UBV COSTAL (Ultra Baixo Volume), nos quarteirões destacados na imagem. Por isso, pedimos a atenção dos moradores destas ruas para ficarem atentos e abrirem suas portas e janelas, quando o ACE passar. Também orientamos os cuidados com animais pequenos e aves, para protegê-los no momento da pulverização.
As pulverizações em UBV, por serem atividades de contingência para o controle de vetores, são realizadas conforme a notificação de casos suspeitos/confirmados de dengue em determinado local. Para que esta atividade tenha êxito, deve-se levar em consideração a distância geométrica concentrada a partir do caso notificado (150m), conforme preconizado pelo Programa Nacional de Combate à Dengue – PNCD. O prazo é de duas semanas, levando em consideração a expectativa provável de vida da fêmea adulta do mosquito infectado, além do período gasto para coordenar ações de controle. A critério da administração municipal, poderá se agrupar casos com temporalidade menor. A abertura de raio deve ser feita de acordo com as localidades prováveis dos casos no croqui do município, através de mapas físicos ou de recursos computacionais (foto do programa em anexo). Para cada caso, abre-se um perímetro e, após análise das áreas coincidentes, obtém-se a área alvo.
A COVID-19 é uma realidade e uma preocupação com relação à saúde pública e a dengue, também. Por isso, devemos fazer nossa parte na prevenção que é a única forma, de fato, eficiente para evitar contrair estas infecções que podem levar à morte. Se precisar sair de casa, use máscara para evitar contrair o covid-19. Não deixe água parada por dias. Lave seus recipientes regularmente para evitar que o mosquito da dengue nasça. Seja você também responsável pelo bem estar e vida de todos que você ama. Saúde coletiva é um dever de todos para que o principal direito seja preservado: o direito de viver.
Luciana Azevedo Secretária de Saúde.
Secretária de Saúde de Ouro Branco-RN.