Neste dia 02 de dezembro de 2020, a IV URSAP (Regional de Saúde de Caicó), encaminhou dois Técnicos de referência (enfermeiros Eder e Flávia), que reuniram-se com os profissionais da UBS II para realização do monitoramento e avaliação das etapas tutoriais do Planifica SUS.

Neste momento, foram discutidos os processos de trabalho realizados durante 2019/2020, pactuando-se a continuidade dos serviços instituídos e a programação de novas atividades.

O projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS) busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção, buscando estratégias para melhoramento do acesso aos Serviços de Saúde de forma planejada, bem como, melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população com intervenções positivas no processo Saúde/Doença.

Também neste mesmo dia, o Técnico da SESAP (Brunno Lucena), apoiador Institucional do Estado para enfrentamento da COVID-19, reuniu-se, na UBS I, com a Secretária Municipal de Saúde, Luciana Azevedo; Coordenadora da UBS I, Diana Cesarino; Coordenadora da Vigilância Sanitária, Isabelle Medeiros; Biomédica, Nayana Domingas; e o odontólogo, Juan Fernades.

A reunião teve como pauta o cenário epidemiológico no Município de Ouro Branco. Na oportunidade, Bruno apresentou gráficos com as linhas de transmissibilidade do antes e depois da volta gradual das atividades econômicas e do período Eleitoral no RN. Com isto, orientou e planejou, junto a equipe, algumas estratégias e intervenções que devem ser implementadas para que este quadro epidemiológico não sofra alterações negativas. Ao final da reunião, Bruno parabenizou o Município pela Estrutura física e de materiais das Unidades de Saúde.

O encontro foi encerrado com o comprometimento da Secretária, Luciana Azevedo, para que o planejamento seja efetivado em prol do bloqueio de transmissão da COVID-19 no Município: “Somos cientes de que é de nossa responsabilidade suprir  as carências da saúde pública, como a falta de profissionais para o atendimento ao público,  equipamentos, medicamentos e leitos, pois tudo isso está incluso dentro da administração pública. Porém, a saúde coletiva, que pode ser considerada a maior fatia do bolo, também é de responsabilidade de todos os cidadãos, em especial, a prevenção de doenças infectocontagiosas, como no caso da COVID-19”.