Estrutura e corpo funcional da nova creche refletem proposta pedagógica. Prefeita destaca investimentos em todas as etapas educativas dos ourobranquenses

Prefeita Drª Fátima, Secretária de Educação Meirielle Santos Lucena, Mary Jane diretora da Creche, durante visita à instituição de ensino infantil

Há aproximadamente um mês, entrou em funcionamento a nova Creche Municipal, que contou com grande investimento, em parceria com o Governo Federal, para que pudesse funcionar oferecendo qualidade e infra-estrutura condizentes com a proposta de ensino.

Funcionando nos turnos matutino e vespertino, a creche conta com diretora e vice-diretora, e 33 servidores, sendo 16 professores, 05 auxiliares administrativos e pedagógicos e 12 ASG’s, merendeiras, porteiros.

O Governo da Drª Fátima disponibilizou os ônibus escolares para transportarem alunos também da zona urbana, já que alguns alunos moram na parte oposta da cidade, e mantém o compromisso de transportar os alunos da zona rural.

A secretária de Educação, Meirielle Santos Lucena, avalia os primeiros dias de funcionamento da creche: “Estamos muito felizes com estes primeiros dias de nossa creche. Toda a estrutura foi cuidadosamente pensada para oferecer aos alunos, no estágio inicial de seu processo educativo, qualidade e comodidade, fomentando, dessa forma, o prazer em estudar“.

A secretária afirmou ainda que algumas falhas surgidas tem servido de aprendizado, e todo o planejamento é voltado para que o ambiente escolar seja de fato celeiro para a efetiva prática educativa que vise a formação de cidadãos conscientes no futuro, com bases nos primeiros anos de escolarização.

Outro ponto destacado pela secretária é que os padrões do Proinfancia, normatizados pelo MEC, tem que ser seguidos a risca, o que, pensando nas condições do Nordeste, se torna inviável, sobretudo em relação à temperatura nas salas de aula. Porém, será bandeira prioritária da gestão, visando o bem estar das crianças, a busca por recursos para a climatização das salas de aula.

A prefeita, Drª Fátima, mostra otimismo em relação à educação do município: “Estamos dando o primeiro passo para melhorarmos a nossa educação e atingirmos resultados sem precedentes. Oferecendo uma educação de qualidade neste início da formação dos nossos pequenos, projetamos uma geração de pessoas comprometidas em aprender, e construir um mundo mais justo, pois sabemos que a educação, o conhecimento, são os bens mais importantes, e que jamais ninguém pode tirar de nós.

Para a prefeita, é preciso que se invista também na continuidade do apoio do Poder Público em outras etapas do processo educacional dos ourobranquenses, a exemplo do que vem acontecendo através de investimentos na Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF) e no apoio, com transporte gratuito, para os universitários que moram em Ouro Branco, mas estudam em cidades como Caicó-RN e Patos-PB.

É notória a satisfação dos pais, servidores e a comunidade como um todo em ver a nova creche do município funcionando com toda a estrutura necessária e acolhendo bem as crianças na etapa inicial de seus estudos.