CAERN justifica referindo-se à baixa do lençol freático
A Vigilância Sanitária do município de Ouro Branco-RN resolveu buscar, junto à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), informações acerca da situação do abastecimento de água no município.
O motivo da iniciativa foi esclarecer os motivos que levaram vários moradores a reclamarem da falta de água em suas residências, a ponto de pedirem providências de outros órgãos administrativos.
No ofício, alega-se que “…a falta d’água em alguns setores da zona urbana da cidade de Ouro Branco é devido ao rebaixamento do lençol freático (subterrâneo) de onde provém a água para abastecimento desta cidade“.
Ainda segundo as informações contidas no documento, a cidade dispõe de três poços tubulares e um poço amazonas, que levam água para um poço de reunião, para então ser distribuída para toda a cidade.
Em períodos normais, referido poço de reunião é alimentado em três horas. Devido à seca, atualmente, tal alimentação dura em média seis ou sete horas.
A CAERN alega ainda que nenhum equipamento está com problema.
A Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Ambiental faz acompanhamento mensal da qualidade da água servida pela CAERN, e orienta os consumidores acerca das boas práticas do uso da água.