Piabas substituem larvicida. Programa está sendo executado pelo setor de endemias, e a distribuição é gratuita

Já está em plena execução o programa de Distribuição de Piabas, pelo Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Branco-RN.

A iniciativa vem corroborar com as ações permanentes que são desenvolvidas para tentar impedir a proliferação do aedes aegypti, transmissor da doença.

A distribuição é feita gratuitamente, e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

As piabas se alimentam também das larvas que porventura surgirem, e devem ser acondicionadas em reservatórios de água, a exemplo de caixas e tanques.

O Coordenador de Endemias, Fabrício Lucena, orienta que “Em tanques, não há restrições. Nas caixas d’água, no entanto, as pessoas devem proteger com telas as saídas de água para torneiras, chuveiro, por exemplo, para evitar que as piabas desçam e provoquem entupimento na tubulação. É importante também que, quando houver pouca água nos reservatórios e estes forem receber água nova da CAERN, as pessoas retirem as piabas e coloquem em um reservatório menor, pois com a troca da água, pode haver problema devido ao cloro. Somente depois de pelo menos dois ou três dias as piabas devem ser recolocadas”.

Outro grande benefício apontado por Fabrício é que, com o uso das piabas, não se faz necessário o uso do larvicida, uma vez que as piabas eliminam os ovos e larvas do mosquito da dengue. O fato representa também mais saúde à população, já que a água permanecerá mais limpa.

Dezenas de moradores já procuraram a Secretaria e já aderiram ao programa.

Os Agentes Comunitários de Endemias continuam, de modo intensivo, a orientar a população a respeito dos cuidados com reservatórios de água que podem servir de receptáculo dos ovos do mosquito.