A Cidade:
Bioma: Caatinga
Gentílico: ouro-branquense
População 2021: 4.813
Área da unidade territorial (Km²): 253,210
Densidade demográfica (hab/Km²): 18,55
Código do Município: 2408508
Gentílico: ouro-branquense
Fonte: IBGE
Criação:
A Lei Nº 907 de 21 de novembro de 1953, criou o município de Ouro Branco, Rio Grande do Norte, localidade antes pertencente ao município de Jardim do Seridó.
Localização Geográfica:
O posicionamento dos municípios é dado pela sua Latitude Sul, pois estão ao sul da linha do Equador, e pela Longitude Oeste, pois estão à oeste do meridiano de Greenwich na Inglaterra e referência internacional, sendo a origem do tempo universal.
Latitude Sul: 6° 42' 04"
Longitude Oeste: 36° 56' 44"
Altitude:
A altitude da sede do município é de 223 metros acima do nível do mar.
Distância da capital:
A sede municipal dista de Natal por via rodoviária aproximadamente 250 quilômetros.
Área:
A área do município é de 220,2 quilômetros quadrados.
Fontes: IBGE, DER, IDEMA
Localização em Zoneamentos:
Mesorregião: Central Potiguar
Microrregião: Seridó Oriental
Principais Eventos Sócio-culturais:
Carnaval (São 4 noites de festa e 2 matinês, com papangus, orquestra de frevo, arrastão de blocos, etc.).
Data: Móvel.
Local: Praça Governador Aluísio Alves.
Festa da Colheita - Caracteriza-se pelo ato de gratidão a Deus do agricultor e toda a comunidade rural e urbana pelos frutos colhidos por ocasião do inverno. Durante a semana do evento, são celebradas missas e leilões nas comunidades rurais, sendo sua culminância na zona urbana, onde acontece missas em ação de graças, apresentações artísticas e culturais e almoço de confraternização. Figura como Patrimônio Imaterial Potiguar.
Outubro - Festa do Divino Espírito Santo (Padroeiro) - Durante dez dias, são celebradas novenas e Missas, e no final de semana de encerramento, acontecem festas de rua, como a tradicional "Noite das Barracas", com shows artísticos e musicais em praça pública. A programação religiosa chega ao seu ponto máximo com a celebração da Missa Solene e Procissão, no último dia de festa, com as Imagens do Padroeiro, o Divino Espírito Santo, e do Co-Padroeiro, São Francisco de Assis.