Como registrar uma manifestação
Na página inicial clique no botão Registrar Manifestação
Para registrar uma manifestação, siga as duas etapas solicitadas no site:
1ª ETAPA > IDENTIFICAÇÃO e MEIO DE RESPOSTA
Escolha o modo como deseja ser identificado, dentre as três opções:
-
Aberta
Recomenda-se esta opção para facilitar a interação da ouvidoria com você manifestante, agilizando as questões aqui registradas. Para a identifação aberta é necessário informar seus dados pessoais (nome, endereço e telefone).
-
Sigilosa
Para a identifação sigilosa é necessário informar seus dados pessoais (nome, endereço e telefone), contudo, as informações serão visualizadas apenas pelo ouvidor geral. O responsável pelas unidades envolvidas não terão acesso aos seus dados, apenas a manifestação.
-
Anônima
Para a identificação anônima, não são requeridos seus dados pessoais, porém, escolhendo essa opção a única forma de consultar o andamento da manifestação é através do próprio site com o número de protocolo gerado.
Uma vez selecionado o tipo de identificação, escolha como deseja receber a resposta de sua manifestação.
Importante! Caso tenha optado pelo tipo de identificação "Anônima" nenhuma das opções de meios de resposta deve ser considerada. Neste caso, o acompanhamento do andamento da solicitação deve ser feito através do site da ouvidoria.
-
Telefone
Selecione esta opção para receber a resposta através do telefone, que deverá ser informado no ato do preenchimento de sua manifestação.
-
E-mail
Selecione esta opção para receber a resposta através do seu endereço eletrônico (e-mail), que deverá ser informado no ato do preenchimento de sua manifestação.
-
Correspondência
Selecione esta opção para receber a resposta através do seu endereço de correspondência, que deverá ser informado corretamente no ato do preenchimento de sua manifestação.
2ª ETAPA > REGISTRO DE MANIFESTAÇÃO
Depois de selecionado o tipo de identificação e o meio de resposta, o próximo passo é o registro da manifestação através do preenchimento do formulário.
-
Dados do manifestante:
Essas informações são solicitadas e tem sua obrigatoriedade de acordo com as opções tipo de identificação e meio de resposta selecionadas anteriormente, por exemplo: caso tenha selecionado a opção "Anônima" no tipo de identificação, os dados do manifestante não serão requeridos. Se selecionado como meio de resposta "telefone", o campo telefone em dados do manifestante será de preenchimento obrigatório.
-
Dados da manifestação:
Objetivo:
(Preenchimento obrigatório).
Informação, Sugestão, Reclamação, Elogio ou Denúncia
-
Data do Fato:
(Preenchimento obrigatório).
Data de ocorrência do fato manifestado. Caso não tenha conhecimento de uma data específica para o corrido, pode ser colocada a data em que tomou conhecimento.
-
Envolvidos:
(Preenchimento facultativo).
Caso haja envolvido(s) no fato manifestado. Para facilitar a resolução, informe também o cargo/função que ocupa o envolvido dentro do setor/entidade.
-
Manifestação:
(Preenchimento obrigatório).
Preencha de forma clara e objetiva a sua manifestação. Busque fornecer apenas dados importantes para a verificação dos fatos, assim, as questões levantadas serão analisadas, corrigidas e respondidas.
-
Protocolo Anterior:
(Preenchimento facultativo).
Preencha esse campo, caso você tenha aberto uma manifestação anterior tratando do mesmo assunto.
Depois de preenchido todos os campos, clique em REGISTRAR MANIFESTAÇÃO .
Feito isso, o sistema irá emitir um comprovante de manifestação com o número de protocolo que deve ser utilizado para visualizar a resposta de sua manifestação.
Você pode também imprimir o comprovante do seu registro de manifestação, para isso clique no botão
IMPRIMIR
Como consultar uma manifestação
Depois de registrar uma manifestação, é possível consultar sua resposta de forma simples e rápida. Proceda da seguinte maneira:
Na página inicial do site da ouvidoria, clique no botão , digite no campo de formulário o número do protocolo e clique em "CONSULTAR".
.
Se desejar, imprima a resposta da manifestação clicando no botão "IMPRIMIR".